Por que evitar o glúten?

Texto cedido pelo Dr. Marcelo Bustamante.

Muitos dizem que a orientação de não consumir alimentos ricos em glúten não passa de uma modinha. Hoje explico para vocês porque pães, biscoitos, massas e bolos feitos com farinha de trigo devem ser evitados por todos, e não apenas por aqueles que possuem a doença celíaca.

O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte, centeio e em todos os seus derivados. O nosso corpo é incapaz de digerir um dos seus componentes, a gliadina, que tem efeito tóxico sobre a mucosa do intestino delgado, causando má absorção de nutriente, independente de sintomas. E isso acontece em todas as pessoas, não apenas nos celíacos. Sem contar com todo o processo de industrialização que adiciona a esses alimentos, corantes, agrotóxicos e outras substâncias químicas que pioram ainda mais as inflamações.

Os sintomas da intolerância variam, podem ser leves e pouco específicos, tais como enxaqueca, rinite, distensão abdominal, má absorção intestinal, cólicas, diarreias, inflamações, podendo inclusive favorecer o surgimento de doenças autoimunes! Fique atento ao consumo e avalie o benefício de retirá-lo da sua dieta.

Opte por uma alimentação natural, limpa e livre de industrializados. Substitua o pãozinho por tubérculos, oleaginosas e vegetais. Hoje as informações estão disponíveis para todos, pesquise! E sempre que possível, busque um profissional atualizado para te orientar.