Proteínas

Texto cedido pelo Dr. Marcelo Bustamante.

As proteínas são a base do nosso corpo e tem a função de manter os tecidos do nosso organismo! Elas são um dos nutrientes mais essenciais (presente nos alimentos), e o componente que o nosso corpo mais precisa em grandes quantidades (junto dos carboidratos e gorduras).

São formadas a partir de dos aminoácidos, sendo que existem centenas, mas o nosso corpo só utiliza mesmo 22 tipos. Entre esses, existem 9 que o corpo humano não consegue produzir, e por isso, precisamos incluir via alimentação (aminoácidos essenciais). Todos os alimentos possuem combinações diversas de aminoácidos. Em geral, as proteínas de origem animal (carne, ovo) são completas; enquanto as de origem vegetal (feijão, soja, nozes) possuem ricas substancias, mas não todos os aminoácidos essenciais.

Períodos como a infância e a gravidez requerem uma quantidade maior desse componente. Elas também são essenciais para pessoas que foram submetidas à cirurgias e também para as pessoas fisicamente ativas, e que buscam aumento de massa muscular. Mas tão importante quanto consumir é saber a quantidade ideal e saber distribuí-la entre as refeições. Por isso, procure um médico ou nutricionista para adequação da dieta.